quinta-feira, 31 de maio de 2012

Rotina e organização da casa após ter um bebê

Em outro post falei sobre rotina e a importância dela para os bebês, mesmo sendo pequeno ele vai aprendendo a viver com organização e para a mãe também é uma forma de viver de forma mais organizada, sobrando ainda um tempinho livre para fazer as coisas que gosta. É importante ainda ter um pouco de flexibilidade, considere que nos finais de semana, por exemplo, há a possibilidade de mudar um pouco os hábitos, ou até fazer uma viagem, mas isso não será problema para o bebê, pois no dia seguinte tudo poderá voltar ao normal.


Em relação à organização já se sabe que a vida não será mais a mesma depois da chegada do bebê, nem por isso precisa virar de cabeça para baixo. Se você, como eu, não possui uma empregada doméstica diariamente, precisará de paciência e um método de organização para as coisas irem se adequando. Se tiver uma empregada diária, também poderá fazer um planejamento de organização para tornar sua vida mais fácil e curtir ainda mais seu bebê.

Com um bebê em casa, sua rotina de organização poderá ficar um pouco comprometida, mas a limpeza da casa precisa ser ainda mais rígida. Se sua casa era uma bagunça antes do bebê, saiba que há métodos para mudar a situação, só exige um pequeno tempo para organizar tudo e colocar no papel. Pesquisei alguns métodos de organização da casa e descobri o método flyday, que cria uma rotina diária que favorecerá tanto sua vida como a do bebê. Pense que você não vai querer ficar todos os dias fazendo faxina geral tendo um bebê lindo para cuidar e dar atenção, então é preciso dividir o tempo da semana e se organizar.

Esta semana testei o método e foi maravilhoso. Antes eu tinha duas opções, ou começava a segunda-feira sem saber por onde começar as tarefas diárias de limpeza e organização, ou ignorava a maioria delas e deixava quase tudo para o sábado, quando a faxineira vem. As duas opções são horríveis pois ou me desgastava com os serviços domésticos ou me irritava com a bagunça da casa. Então com o método, que é simples, dividi as tarefas semanais pelos dias da semana, hoje já é quinta-feira, a casa está organizada, limpa e eu estou com o dobro do tempo livre durante o dia. Para quem quiser conhecer um pouco mais sobre o método tem um blog bem legal que também dá outras dicas sobre organização: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente...