quinta-feira, 21 de junho de 2012

Os primeiros dias do bebê

A ansiedade era grande, mas foi tudo bem com o parto e agora seu tesouro já está em casa. É hora de tomar alguns cuidados e também algumas providências.
Nos primeiros dias os cuidados serão os mesmos, amamentar, dar banho, cuidar do umbigo, colocar para dormir. Peça ajuda, pois o seu descanso é muito importante, é necessário dormir para recarregar as energias e cuidar bem do bebê. Dispense algumas visitas nos primeiros dias, todos compreenderão. 


Providências: Lembre-se de fazer o registro de nascimento nos primeiros dias, lembrando de levar seus documentos e do pai e o papel que a maternidade fornece, alguns cartórios pedem ainda comprovante de endereço. Também é preciso fazer o teste do pezinho e levar no pediatra, por volta de 7 dias após o nascimento. Escolha um bom pediatra, de preferência próximo a sua casa, pois no período da licença é provável que em alguns momentos você precise se virar sozinha e se for pertinho melhor ainda. Aos 30 dias é hora de levar ao odontopediatra para as primeiras orientações sobre higiene.

Cuidados com bebê: já falei sobre o banho em outro post, mas também é importante limpar bem o coto umbilical com álcool 70 em todas as trocas de fralda, mas limpe sem medo, o bebê não sente dor, apenas o desconforto do álcool geladinho. Se tiver dúvidas pergunte para as enfermeiras na maternidade ou assista os videos do youtube. Não é necessário colocar faixas sobre o umbigo. Por volta de dez dias ou mais o umbigo cairá, mas não se preocupe se demorar um pouquinho mais.



É comum que alguns bebês tenham cólicas nos três primeiros meses, então é bom que a mãe preste atenção na própria alimentação, continuando os hábitos do período da gravidez e evitando alimentos que poderão provocar as cólicas. 

Tomando esses cuidados é possível evitar muitos problemas, além disso é importante confiar no pediatra e seguir à risca todas as recomendações. 

2 comentários:

  1. O dia que eu resolver ter bebê já saberei de todas as dicas :o)
    Dani Mussatto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem sabe vc se inspira esse ano, Dani? Bjs1

      Excluir

Comente...