quarta-feira, 18 de julho de 2012

Os dentinhos do bebê

O surgimento dos primeiros dentinhos do bebê normalmente vem acompanhado de preocupações e dúvidas por parte das mães. Alguns bebês já tem dentinhos aos cinco meses, enquanto outros só por volta de um aninho, mas a demora não é motivo de preocupação. Para alguns bebês é tranquilo, sem dor e sem lágrimas, mas a chegada dos dentes pode vir acompanhada de febre, diarreia e muito choro. 

É importante ficar atenta aos sintomas, normalmente o bebê começa a babar muito e esfregar objetos para acalmar a coceira, faz um pouco de manha e chora. Se tiver febre é importante comentar com o pediatra, que recomendará um remedinho, ou não. Nada de comprar medicamentos por conta própria ou inventar receitas caseiras, o incômodo é normal. Por volta de trinta dias após o nascimento do bebê é recomendável visitar o odontopediatra para as primeiras informações sobre higiene bucal. Após o aparecimento do primeiro dente é preciso marcar nova consulta para mais informações e utilização do primeiro flúor (especial para bebês). Há no mercado escovas adequadas para a higiene nesta idade e o creme dental (se recomendado pelo dentista) é sem flúor, pois ninguém quer que o bebê tenha cárie.





Outra questão importante é que com os sintomas e o incômodo, muitos bebês não querem mais mamar. É preciso muita paciência e calma, pois a ansiedade da mãe só agrava o problema. Lembre que o bebê sabe mamar, não desaprende de uma hora para outra, se oferecer a mamadeira a recusa ao peito será ainda maior, mas também não pode deixá-lo com fome. Ofereça outras opções (se o bebê já se alimentar) ou tire o leite e ofereça em um copinho, mas sempre a primeira opção deve ser pelo peito. Outra dica é oferecer o peito quando o bebê estiver quase adormecendo, pois o instinto de sugar é mais forte que o incômodo. Se nada resolver é importante conversar com o pediatra, pois o bebê pode não querer mais mamar mesmo. 


O mais importante é o sorriso lindo que seu bebê exibirá e que a alegria dele será a sua!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente...